quarta-feira, 21 de novembro de 2007

o que é grafismo?

Outro dia estive pensando no termo grafismo...

gravura
gráfica
grafismo
grafia...


Nesse artigo da CriaWEB diz: "O resultado final de um design gráfico denomina-se grafismo, e é uma unidade por si mesma, embora esteja composto por uma infinidade de elementos diferentes".

No site sobre fotografia - Herbario - diz que o grafismo na fotografia é "uma técnica usada para criar imagens abstratas e com composições geométricas. Geralmente são fotos de forte apelo gráfico, que retratam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que vale mais a forma do que o conteúdo."

Na verdade, já li vários esboços sobre o termo, mas nunca um livro que trata-se de forma abragente o assunto... É ótimo perceber que o grafismo está presente na fotografia, na história da escrita humana (logo é base da própria condição histórica do homem) e na história da imprensa (gravura, tipografia), mas tudo fica muito fechado a tecnologias de impressão e reprodução (talvez seja isso a chave...)

Vamos aos exemplos visuais. Tem o blog Grafikx - que trata de grafismos afins - e tem o blog com os trabalhos em colagem de Maikon Nery - Ultra-grafismo. O melhor exemplo são as letras ornamentadas de Karl Klimsch, feitas em lithografia (nossa imagem lá de cima).

Mas a questão do ler e do ver um grafismo - as relações entre visualidade e leitura - ninguém fala sobre isso... Alguém tem alguma referência no assunto? Peguei uns livros sobre a história da escrita e a história do livro, acho que vou achar alguma coisa.
danpiantino

5 comentários:

Anônimo disse...

Achei legal mas devia ter mas fotografias do grafismo!

Unknown disse...

muito loko chapa esplica muito só que prescisa de mais imagens
tem muito poko

Cineclube Afro Sembene disse...

Uma pesquisa e encontraremos vários exemplos, em forma e conteúdos diversos. Concordo com a falta de imagens sobre Grafismo neste artigo. Não somente de imagens como também de textos conceituais e históricos a respeito. Ou seja: de um modo geral falta literatura sobre Grafismo para quem recorre a Web. O autor perdeu uma ótima oportunidade para discorrer a respeito. Apenas atiçou o assunto.

Dan Oberdan Piantino disse...

Bacana o interesse de vocês. Que tal pesquisarem imagens, publicarem em um blog e compartilharem o link aqui?
Aguardo ansiosamente pelo retorno de vocês!

Paulo Chagas disse...

Grafismo: Técnica usada para criar imagens abstratas e com composições geométricas. Geralmente são fotos de forte apelo gráfico, que retratam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que vale mais a forma do que o conteúdo.
https://www.flickr.com/photos/rostev/sets/72157594369203068/

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar