quarta-feira, 21 de novembro de 2007

o que é grafismo?

Outro dia estive pensando no termo grafismo...

gravura
gráfica
grafismo
grafia...


Nesse artigo da CriaWEB diz: "O resultado final de um design gráfico denomina-se grafismo, e é uma unidade por si mesma, embora esteja composto por uma infinidade de elementos diferentes".

No site sobre fotografia - Herbario - diz que o grafismo na fotografia é "uma técnica usada para criar imagens abstratas e com composições geométricas. Geralmente são fotos de forte apelo gráfico, que retratam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que vale mais a forma do que o conteúdo."

Na verdade, já li vários esboços sobre o termo, mas nunca um livro que trata-se de forma abragente o assunto... É ótimo perceber que o grafismo está presente na fotografia, na história da escrita humana (logo é base da própria condição histórica do homem) e na história da imprensa (gravura, tipografia), mas tudo fica muito fechado a tecnologias de impressão e reprodução (talvez seja isso a chave...)

Vamos aos exemplos visuais. Tem o blog Grafikx - que trata de grafismos afins - e tem o blog com os trabalhos em colagem de Maikon Nery - Ultra-grafismo. O melhor exemplo são as letras ornamentadas de Karl Klimsch, feitas em lithografia (nossa imagem lá de cima).

Mas a questão do ler e do ver um grafismo - as relações entre visualidade e leitura - ninguém fala sobre isso... Alguém tem alguma referência no assunto? Peguei uns livros sobre a história da escrita e a história do livro, acho que vou achar alguma coisa.
danpiantino

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei legal mas devia ter mas fotografias do grafismo!

felp_2612 disse...

muito loko chapa esplica muito só que prescisa de mais imagens
tem muito poko

Cineclube Afro Sembene disse...

Uma pesquisa e encontraremos vários exemplos, em forma e conteúdos diversos. Concordo com a falta de imagens sobre Grafismo neste artigo. Não somente de imagens como também de textos conceituais e históricos a respeito. Ou seja: de um modo geral falta literatura sobre Grafismo para quem recorre a Web. O autor perdeu uma ótima oportunidade para discorrer a respeito. Apenas atiçou o assunto.

Oberdan Piantino disse...

Bacana o interesse de vocês. Que tal pesquisarem imagens, publicarem em um blog e compartilharem o link aqui?
Aguardo ansiosamente pelo retorno de vocês!

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar