
Esse cartaz surgiu de algumas discussões metafísicas estimuladas pela Carol, sério, a tal metafísica... O conceito vem da questão "ser ou não ser" formulada pelo personagem Hamlet. Porém, o núcleo da questão é OU, OU, OU e não o SER. É essa lógica do 'ou' que torna a questão perversa e, na minha opinião, enganosa...
Por outro lado, a proposta da encenação é trabalhar com a ironia e com a meta-linguagem, logo, o 'ser' foi substituído por "ator, personagem, macaco, homem..." O crânio se torna um jogo de palavras, algo frágil e denso.

danpiantino
p.s. O cartaz de Beggarstaffs trabalha com figuras sólidas; "empregavam a técnica das silhuetas, pois era uma maneira muito econômica de produzir pôsteres para reprodução, já que os tons eram uniformes. Para obter esse efeito de uniformidade, recortavam os desenhos em papel marrom" (ROLLIS, 2000). No meu caso, a idéia era tornar a figura frágil, se desmanchando sobre o fundo. Como se as palavras tivessem mais densidade que o corpo. A imagem do Hamlet foi feita a partir de uma foto do ator que interpreta o Hamlet.
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