quarta-feira, 28 de novembro de 2007

cartaz - Hamlet -

Esse é o cartaz que fiz para a encenação Hamlet, dirigida por Maria Carolina Vieira. Apresentações dias 03/12 às 22h e 05/12 às 20h e 22h. Quem quiser mais informações de horários, veja o blog das encenações.

Esse cartaz surgiu de algumas discussões metafísicas estimuladas pela Carol, sério, a tal metafísica... O conceito vem da questão "ser ou não ser" formulada pelo personagem Hamlet. Porém, o núcleo da questão é OU, OU, OU e não o SER. É essa lógica do 'ou' que torna a questão perversa e, na minha opinião, enganosa...

Por outro lado, a proposta da encenação é trabalhar com a ironia e com a meta-linguagem, logo, o 'ser' foi substituído por "ator, personagem, macaco, homem..." O crânio se torna um jogo de palavras, algo frágil e denso.

Me inspirei no cartaz HAMLET feito em 1894 por Beggarstaffs - pseudônimo conjunto dos pintores e artistas gráficos William Nicholson (inglês, 1872-1949) e James Pryde (escocês, 1866-1941). Na verdade usei técnicas bem diferentes das que eles usaram, mas acho que os cartazes dialogam de alguma forma.
danpiantino


p.s.
O cartaz de Beggarstaffs trabalha com figuras sólidas; "empregavam a técnica das silhuetas, pois era uma maneira muito econômica de produzir pôsteres para reprodução, já que os tons eram uniformes. Para obter esse efeito de uniformidade, recortavam os desenhos em papel marrom" (ROLLIS, 2000). No meu caso, a idéia era tornar a figura frágil, se desmanchando sobre o fundo. Como se as palavras tivessem mais densidade que o corpo. A imagem do Hamlet foi feita a partir de uma foto do ator que interpreta o Hamlet.

Nenhum comentário:

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar