sábado, 17 de novembro de 2007

cartaz - Achados Manchados a Dois -

Semana que vem começam as apresentações das encenações do curso de Artes Cênicas do CEART/UDESC. Esse semestre eu fiz cartazes para duas encenações, a primeira é "Achados Manchados a Dois" de Guilherme Scharamittaro. Apresentações dias 20 e 23 - 19h e 19h30m. Quem quiser mais informações de horários, veja o blog das encenações.

Esse cartaz se baseia em alguns frases do texto teatral e, disso, busquei referencia em algumas obras de René Magritte (1898–1967). Na verdade é a construção de enunciados ambivalentes (metalinguagem) que Magritte trabalha que é o mais interessante. Foucault analisa essas obras em "Isto não é um cachimbo - título do livro de Foucault e título da obra de Magritte - e lê a construção de Magritte como um CALIGRAMA:

"...não consigo tirar da idéia que a diabrura reside numa operação tornada invisível pela simplicidade do resultado, mas que é a única a poder explicar o embaraço indefinido por ele provocado... Essa operação é um caligrama secretamente constituído por Magritte, em seguida desfeito com cuidado..."

A frase: "isso não é um cachimbo", no contexto em que é expressa, também lembra a proposta de distanciamento de Brecht(1898-1956), um dramarturgo e diretor de teatro alemão que viveu intensamente o período das grandes guerras e "visava estimular o senso crítico, tornando claros os artifícios da representação cênica e destacando conseqüentemente os valores ideológicos do texto". Sendo que o distanciamento é uma proposta trabalhada pela encenação do Guilherme. Poucas vezes eu consegui trabalhar a proposta teatral com uma referência visual (gráfica e artística) com tanta sintonia como neste cartaz.

Espero que gostem,
danpiantino

Nenhum comentário:

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar