quarta-feira, 26 de março de 2008

UOL Tablóide


Então, estou voltada hoje para o mundo das revistas na internet. Não só as virtuais, mas o que andam falando de várias por ai, interface de site, essas coisas. Achei, na UOL, essa crítica falando da volta da revista MAD do próprio editor do UOL Tablóide. Dêem uma lida, se quiserem, entrem no site. Eu tô indo buscar a minha na banca pra ver o que é. É muito raro a gente ver críticas de revistas, vocês não acham? Críticas boas ou ruins, tanto faz... fale bem ou fale mal mas fale de mim!

____________________________

25/03/2008 - 16h20
UOL Tablóide Critica: com 44 páginas e 21 insultos, a revista "Mad" está de volta
Editor do UOL TablóideDa Redação
Esta é a série "UOL Tablóide Critica", em que o UOL Tablóide (neste caso, eu, o Editor do UOL Tablóide) aproveita esta seção semanal para falar mal, descer a lenha, destilar o veneno, ou seja, criticar elegantemente algo relacionado ao mundo em que vivemos. De preferência, algo artístico: filme, livro, história em quadrinhos etc. O céu é o limite. E, se um dia eu estiver sem assunto, olho para cima e critico o céu!Para estrear esta série, vamos pegar como alvo alguém que também está estreando: a edição brasileira da revista "Mad", cujo número um está nas bancas.

Capa da "Mad" nº 1; repare na beleza, no carisma e no charme de Alfred E. Neuman, dirá você. A "Mad" existe no Brasil desde julho de 1974. Sim, é verdade. Mas aquela revista nasceu, cresceu e morreu. Depois, ressurgiu em outra editora, onde viveu o mesmo ciclo. Depois, em uma terceira. E agora, uma vez mais, "Mad", tal qual um zumbi, voltou do limbo das revistas esquecidas para aterrorizar os seres humanos comuns como você e eu (sim, minha definição de "ser humano comum" é bem ampla).Aproveitando que estamos na Internet, podemos dizer que esta é a versão 4.0 da "Mad". O que ela tem de diferente das anteriores? Li as 44 páginas e 21 insultos (a leitores, profissionais da revista ou celebridades que existem no mundo real; desconsiderei as ofensas aos próprios personagens da revista) e selecionei algumas novidades que me chamaram atenção. Bom, vamos lá:* tem aqueles cartuns minúsculos do Sergio Aragones escondidos na calha das histórias (calha, ou sarjeta, é o nome dado ao espaço entre os quadros de uma HQ; onde você estava nas aulas de cultura geral do colégio? Na aula, né? Por isso, se tivesse lido mais HQs, saberia isso!); * tem a Dobradinha Mad, aquela página com uma pergunta e um desenho que te obriga a dobrar (amassar, no caso de desastrados como eu) a página para ter a solução da pergunta; * tem também o relatório Ota, em que o Ota examina à maneira "Mad" assuntos polêmicos como a vida após a morte; * a série "Spy vs. Spy", em que um espião vestido de preto fica sacaneando um espião vestido de branco e vice-versa (alguém aí lembra da Dama de Cinza? Por onde será que ela anda?); * tem sátiras de filmes (no caso desta edição, o internacional "Harry Podre e a Bosta no Tênis" e "Meu Nome não é Enjôony", em que fizeram o que eu acreditava que nenhum desenhista do mundo conseguiria fazer: uma caritcatura da Cleo Pires em que ela está feia)

"O Relatório Ota da Vida Após a Morte"
Essas são as novidades. O quê? Isso tudo já existia nas "Mads" anteriores? Nada mudou? Sim, senhoras e senhores, é a mesma "Mad" de sempre, com seu humor refinado (no índice, a seção de cartas aparece com o nome "Cartas dos Imbecis que Acreditavam na Nossa Volta!"); seu elegante personagem principal (Alfred E. Neuman - deve ter algum cara com esse apelido na sua turma, toda turma tem); e um editorial com o português culto e poético de sempre, que remete a Camões ou Pessoa, tal a sutileza das palavras ("Na última edição da série anterior dissemos que talvez a revista voltasse... Pro azar de todos isso aconteceu, e cá estamos de novo para encher o saco de vocês. Infelizmente tive que voltar junto, porque não arranjei um emprego melhor", pondera o editor Ota).Comentário Tabloidal (a avaliação do Editor do UOL Tablóide): Alfred E. Neuman é o mentor intelectual de gerações e merece respeito.ps - Critique o "UOL Tablóide Critica" no Tablog, o Blog do Editor do UOL Tablóide.
______________


Extraído do site da UOL por vivis

Nenhum comentário:

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar