quinta-feira, 27 de março de 2008

N Design Manaus 2008 - Waty'Amá

A coisa tá feia essa semana. Segunda crítica! Mas não fui sozinha nessa onda não...Hoje vou falar do site do NDdesign deste ano.

http://www.ndesign.org.br/2008/

Curiosa, foi e entrei no link que recebi via e-mail. Dai tinha uma tocha lá, vc clicava em cima e nada, depois de uns segundos, coisa que é muito tempo nos nossos dias, percebi que ela se mexia! Ó! Dai fui e levei para os lados... e me senti na selva sim, só faltaram os índios!Eu não gosto da cor marrom. E acho que com todo esse papo ecológico, uma geleira do tamanho de Floripa derretendo, um site de um evento de design todo marrom! Porque não fizeram ele todo verde, com ilustrações adultas, sem vetor? Eu não gostei. Só. Achei que eles até foram felizes com a tocha, uma coisa bonitinha, mas... se fosse uma coisa mais snowvalley tava valendo! Você entra no site e se sente em algo que não parece evento de design, desculpa a franqueza, mas foi o que senti. Queria deixar claro que com a liberdade de expressão, estou criticando algo que algum colega de trabalho fez, e que me deixou meio decepcionada. Não sou a dona da verdade, mas tenho meus gostos, minhas percepções. E minha crítica não é do tema, que acho mega atual e importante, nem da logo que tb tem seu conceito, nem de conteúdo, nem de texto. Estou arriscando meu pescoço e dizendo que não curti mesmo, a interface, as cores, como o tema foi representado visualmente NO SITE. Posso até mudar de idéia, mas no momento...
Para críticas, conclusões, defesas e confissões, concordâncias e sugestões, o DESPIROGRÁFICO está às ordens.
vivis

3 comentários:

danpiantino disse...

Pelo que eu entendi, ainda não é o site oficial, mais um site de apresentação que leva até o blog do NDesign Manaus 2008.

Realmente é uma proposta que foge dos grafismos e tratamentos comuns à 'idéia de design' que geralmente temos. A ênfase ficou na idéia de maioridade (Waty'Amá), mais do que no 'Design em si'.

O ponto que eu discordo é com a apropriação de elementos de uma cultura específica como 'identidade' de um evento. São discussões antropológicas e ideológicas, que infelizmente faltam aos designers... Nisso, a gente se corre o risco de usar de maneira equivocada (subverter) elementos de uma cultura que já sofre pressões ideológicas e apropriações de seus bens culturais à séculos.

Estou trabalhando na identidade visual de um festival e sei que é complicado propor a identidade de um evento, às vezes é melhor falar pouco, do que correr o risco de ser mal compreendido...
danpiantino

Vivis disse...

Então Dan...você sabe que minhas conclusões são sempre desenfreadas! hahahahaha!!!
Mas assim, não podiadeicar me manifestar minha decepção...não gostei, achei feio! O ue será que a galera de Manaus achou? A gente aqui do sul pode ter outra noção tb...sei lá...

danpiantino disse...

mas vivis, eu não discordei de você, eu só puxei outro ponto de vista.

Eu acho que a proposta do NDesign Manaus não é só ousada, no sentido de se afastar dos elementos comuns de representação do design (lembram do preto com laranja? do magenta em tudo? dos objetos em perspectiva isométrica?... aqueles clichês de sempre...) mas arriscado no sentido de se apropriar de elementos da cultura indígena.

Se você, que é designer formada a poucos anos, não se identificou com a proposta, ou mais especificamente com o site, tem algo que não funcionou...

espero que o site oficial esclareça nossas dúvidas!
danpiantino

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar