sábado, 6 de outubro de 2007

Museu das Telecomunicações


Mais uma vez Gringo Cardia me surpreendeu. Isso porque, dessa vez, ele simplesmente projetou um museu inteiro! Gringo assina a curadoria, design da exposição, coordenação geral, arquitetura, cenografia, desenho gráfico, direção de vídeos e a produção executiva do Museu das Telecomunicações.

Segundo a revista PROJETODESIGN, o conceito do projeto é "concentrar grande carga de informação em reduzido espaço físico, o que ocorre através da cadeia de vínculos entre documentos, sons, imagens estáticas e em movimento. Encarregado de expor farto acervo histórico em área relativamente pequena (são 210 metros quadrados), Cardia mesclou a exposição de objetos à de vídeos e instalações especiais". (enfim, um ambiente completamente interativo!)

O projeto se destaca por "extrair da arquitetura e do design o mesmo conceito de exposição, a mesma narrativa de hipertexto. É a procura por novas janelas de informação que está por trás das cores, materiais, móveis, painéis, luzes, ambientes interativos, vídeos e encenações exibidos no museu". (reportagem de Evelise Grunow, ver máteria completa)

Essa narrativa em hipertexto é alcançada pelo uso de alta tecnologia, seja pela iluminação flexível, baseada em células autônomas (tipo pixels) que vemos na imagem do Hall de entrada; seja pelo acesso sem-fio e personalizado ao conteúdo dos vídeos; ou pelo uso de aparelhos portáteis, como iPods, para manipulação de conteúdo virtual.

Porém, o que mais me chama a atenção são aqueles aparelhos telefônicos antigos, no lado direito da segunda imagem. É que o objeto de estudo da minha monografia também é uma exposição (chamada Porões da Mente, de Flávio Wild) e a imagem que eu estudo tem vários aparelhos telefônicos... No começo da pesquisa eu queria estudar as obras de Gringo Cardia e agora, depois de tanto tempo, eu vejo coincidências entre as obras do Wild e do Cardia. Penso que no futuro poderei estudar os dois juntos! (e pasmem o Wild e o Cardia trabalham firme com design gráfico!).
danpiantino

Nenhum comentário:

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar