quinta-feira, 1 de maio de 2008

DIA DO TRABALHO

Uma homenagem a todos nós, que trabalhamos muuito, e às mulheres...

vivis

3 comentários:

Dan Oberdan Piantino disse...

Quando eu olhei esse cartaz eu tive uma intuição sobre a história dele, que acabei por confirmar. É um cartaz "que encoraja as mulheres a fazer a sua parte nos esforços de guerra". É um cartaz de 1943, feito pelo governo norte-americano, pelo "serviço de recrutamento" do exército, se não me engano. Resumindo: os homens foram para a guerra, a mão de obra começou a ficar escassa ou cara, ou por qualquer outro motivo econômico, o governo precisou incentivar as mulheres a trabalhar fora de casa. E em que tipo de trabalho "as mulheres são necessárias"? como diz o cartaz, vários empregos 'comuns' e no final completa: "e uma centena de outros serviços de guerra!"

A chamada principal eu não consigo traduzir muito bem, mas diz algo assim: "Mais mulheres trabalhando antes nós vencemos".

'Mas você só vai falar do texto?' Não, é a imagem (o design gráfico, ou antes 'a grafia do design') que diz muita coisa: 1) Uma mulher branca, com brincos e batom combinando com o uniforme tem uma placa de identificação nesse uniforme. 2) Eu já falei que o uniforme é vermelho? em um texto diz que as mulheres da classe média foram convocadas a trabalhar (com uniforme vermelho como o comunismo na china, um comunismo feminino por sinal). 3) Essa trabalhadora executa uma tarefa com precisão. Ela está montando algo como um painel... de avião? máquina de guerra???

vivis, não sei se você pegou essa imagem da internet, mas achei ela nesse link:
http://epfl.mdch.org/cdm4/item_viewer.php?CISOROOT=/mdwp&CISOPTR=1&CISOBOX=1&REC=14

Se quiserem ver uma série de imagens de guerra que mostram outras propagandas direcionadas às mulheres:
http://www.binghamton.edu/ctah/student/mckiernan/2mckiernanprint.html
http://memory.loc.gov/ammem/awhhtml/awpnp6/d13.html

danpiantino

Dan Oberdan Piantino disse...

Os links ficaram quebrados então:

http://epfl.mdch.org/cdm4/
browse.php?CISOROOT=%2Fmdwp&CISOSTART=1,21

http://www.binghamton.edu/ctah/student/
mckiernan/2mckiernanprint.html

http://memory.loc.gov/ammem/awhhtml/
awpnp6/d13.html

Vivis disse...

Então Dan...super pertinente e legal você colocar esse mini-texto...hahahahahah!!! Eu já sabia o que o cartaz significava, mas mais uma vez fiz um post correndo, pois trabalhei no dia 1º e não dava pra escrever muito. É lindo, né?! Vou olhar estes links que você separou, deve ter mais coisa que eu não vi!
Bejus
vivis

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar