domingo, 11 de maio de 2008

semiótica e design - O Pulo do Gato



Semiótica e Design
motiongraphic realizado por João, Caxias, Larusso, Ihor, Lucas, para a disciplina de projeto 3 do curso de Design da UFSC
- autodenominados O Pulo do Gato -


Fui a uma palestra sobre semiótica, uma vez. E não gostei muito do que ouvi. As justificativas dos doutores em semiótica não me convenceu na época. Mas o motiongraphic da turma O Pulo do Gato explica tudo, mentira, mostra tudo! Eles conseguiram mostrar como as palavras e as imagens podem ter seus significados explicitados e isso com um humor muito preciso. Olhem o vídeo para rir e sintam-se desafiados a ler imagens e palavras ao mesmo tempo!

Entre o que se ouve (signo verbal) e o que se vê (signo visual) há uma distância onde os significados se multiplicam. Já não é a palavra que determina a imagem, nem o contrário. Tudo bem que as imagens parecem querer 'dizer de outra forma', mas o que elas mostram, no final das contas, é a distância subversiva da imagem capaz de alterar o significado quando se aproxima de uma semelhança (os bloquinhos de 'lego' parecem dizem 'o projeto da casa'), mas afirma uma diferença (mas são bloquinhos de 'lego' uns em cima dos outros e apenas dizem 'o projeto da casa' sem ser 'o projeto da casa'). Todo esse palavreado é a minha maneira de entender a dinâmica dos SIGNOS (conceito importante na comunicação). Não sou defensor da semiótica e não acho que o conceito de signo e a leitura de imagem só encontram lugar na semiótica, os pós-estruturalista (Foucault, Derrida...) também trabalham com leitura de signos sem fazer semiótica.

O importante é ver que os grafismos sendo usamos com muita precisão e trazendo muito mais informação ao vídeo!

(descobri esse vídeo na postagem SEMIÓTICA APLICADA, de Fernando Galdino, para o blog design.com.br).

danpiantino

Um comentário:

Tati Rodrigues disse...

Adorei o vídeo! Semiótica é um assunto árduo, do tipo que se lê 10 vezes o mesmo parágrafo. O vídeo é bem humorado e simples.
Parabéns.

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar