sexta-feira, 2 de maio de 2008

Blindness - filme de Meirelles em Cannes

O filme Blindness, adaptação do livro Ensaio sobre a cegueira do escritor José Saramago, dirigido por Fernando Meirelles, foi selecionado para o Festival de Cannes que começa dia 14 de maio. O filme vai abrir o festival e será um dos concorrentes à palma de ouro.

O primeiro trailer está na rede e um teaser poster também. Aliás, esse cartaz tem uma sacada muito legal (apesar de parecido com o cartaz de Água Negra, filme de Walter Salles): 1) uma mulher com as mãos esticadas (logo, usando o tato para enxergar o que está à frente). 2) ela está mergulhada em um ambiente branco, como em uma fotografia estourada (quem leu o livro sabe que a cegueira dos personagens é uma cegueira branca). 3) o título "Blindness" está dividido e com caracteres de vários tamanhos, como um cartaz usado em exame de visão (o médico e a mulher do médico são os personagens principais da história).





Sobre a direção de arte, as imagens do trailer são reveladoras. Muitos objetos brancos, a cama branca, a cozinha branca, a roupa branca, a ambulância branca... Só o que parece resistir ao branco são os ternos, os uniformes dos soldados e a blusa cinza da Mulher do médico (Julianne Moore).

Vale a pena entrar no site do filme Blindness-themovie.com e ver o trailer em ótima qualidade e ver o design multimídia que eles fizeram sobre o cartaz (só aparece depois de rodar o trailer todo). Desse design multimídia, onde a gente fica tentando ver o cartaz 'mergulhado em leite', eu tirei a primeira imagem lá de cima. Para ficar sabendo sobre como tem sido a produção para o Meirelles, suas escolhas e dificuldades, olhem o blog Blindness escrito pelo próprio diretor.

danpiantino

Nenhum comentário:

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar