quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Quero Ser Jonh Malkovich

Podem me chamar de atrasado, mas só ontem eu assisti "Quero Ser Jonh Malkovich" (Being Jonh Malkovich, 1999) e, "santa piração Batman!", é muito bom. Tem muito haver com algumas coisas que estou estudando pra minha monografia da faculdade (representação, mente, linguagem, metalinguagem, cérebro, imagem, reflexo). Mas, muita calma nessa hora, o que nos interessa agora é levantar uma questão gráfica.

Catei três cartazes do filme e coloquei na imagem acima, as questões são: Quais os elementos gráficos (a saber, "códigos" gráficos) presentes em cada cartaz? Que relação entre imagem e palavra eles hibridizam? (putz, ficou muito formal... reformulando) Que figura gráfica, apesar de ligeiras modificações, está presente nos cartazes?
(...tempo...)

Penso que no primeiro cartaz o elemento gráfico é o corpo humano, e a cabeça como recipiente da consciência; a ilustração é esquemática (nada mais gráfico!). No segundo cartaz, temos uma foto (que é um elemento pictórico e não gráfico), mas o importante é que ela está dentro de uma cabeça (um contorno gráfico que é ao mesmo tempo imagem e palavra: cabeça). No terceiro cartaz, temos que mudar de parâmetros, dessa vez são as máscaras com o rosto do "Jonh Malkovich" que são o elemento gráfico. Isso porque, não é o rosto de uma pessoa, mas a repetição de uma imagem que é uma palavra: "Jonh Malkovich".

Não entenderam? nem eu, mas um dia eu formulo uma senhora teoria sobre a relação entre palavra e imagem nas configurações gráficas... e então, iremos dominar o mundo! (?)
O bacana é ver cartazes tão diferentes girando em torno de conceitos presentes do filme, uma boa referência de design gráfico "cabeça".
danpiantino

Nenhum comentário:

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar