terça-feira, 11 de setembro de 2007

performanceSPLASH




SPLASH your self
coleção out/inv 2007 da Soul Seventy (RJ).
Talvez, no mundo da moda, o desfile da Soul Seventy em janeiro já seja coisa do passado... pois é justamente no passado (década de 60) que se estabelecem as relações entre a proposta desta coleção e as artes visuais. (hum?) Eu explico melhor:
"A grife Soul Seventy pintou duas modelos em plena passarela. Os estilistas Amanda Mujica e Antonio Bokel se fundamentaram na performance Antropometrie of the blue de Yves Klein, em 1968, ocasião em que modelos eram pintadas e carimbadas na tela. A linha inverno 2007 traz estampas simulando manchas de tinta sobre moletons e malhas, nas fortes cores pink, amarelo e verde-limão" (Thaís Camargo, notícias do Fashion Rio Inverno / site terra).

Em resumo, Antonio Bokel fez uma performance em pleno desfile, tendo como referência as performances de Yves Klein. A mão da modelo fica cheia de tinta. Destaque para camiseta masculina com a mancha rosa gigante, com o homenzinho atrás de um pequeno guarda-chuvas, é bem humorada.

Vale a pena entrar no site da coleção e mergulhar em manchas de tintas luminosas (splashes) que são muito "gráficas" por sinal (ver assinatura visual da estrada do site). E vale conferir o editorial no qual o Bokel joga tinta na modelo ao som de um violino (uma performance, não é?). Mas como eram as performances de Yves Klein lá na década de 60? isso eu explico no próximo post.
danpiantino

Um comentário:

Anita disse...

Adorei o Blog
e sempre que quiserem,posso colaborar com vcs aqui da nossa terrinha amada!
Super saudade de vcs!

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar