sexta-feira, 28 de setembro de 2007

cultura dos duplos

(conectando o que a Vivian colocou em sua última postagem e, ao mesmo tempo, desviando o assunto)

É incrível como a teledramaturgia (novela) envolve nosso cotidiano. Desde a mobilição das conversas de ônibus e jantar, até a mídia. Sim! pasmem, vocês acham que é atoa o fato do Globo Reporter de hoje falar de gêmeos??? Em design de produto e em moda, não há melhor garantia de sucesso do que a inserção de merchandising em uma novela das 8. Enfim, moda, design, mitologia, literatura e novela, está tudo ligado...
A questão que eu levanto é sobre a relação entre o imaginário sobre os duplos (gêmeos, sósias e imitadores) e os temores de traição que as pessoas sentem. Essa é a fórmula do autor da novela: "o duplo traidor". Fórmula recorente na literatura e narrativas:

"A construção de tramas envolvendo o duplo é tradicional na literatura, no cinema e nas novelas. Nos 1800, Alexandre Dumas escreveu Os Irmãos Corsos, em que os irmãos Luís e Luciano de Franchi têm os pais assassinados ao nascer e são criados em terras distantes sem saber da existência um do outro (filmado em 1941). Em O Homem da Máscara de Ferro, também de Dumas, o rei Luís 14 manda para as masmorras o irmão gêmeo que ninguém sabe existir até os três mosqueteiros descobrirem a crueldade. A última versão para o cinema é de 1998, com Leonardo Di Caprio. O campo das telenovelas também foi fertilizado pela fantasia dos gêmeos. João Victor e Quinzinho, interpretados por Tony Ramos na novela Baila Comigo (1981), de Manoel Carlos, e Ruth e Raquel (Eva Wilma/Glória Pires), de Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro (1973 e 93) ainda estão na memória dos noveleiros." (Leila Reis, ver texto completo)

Enfim, não acho que o impacto das novelas é gratuito. Eles usam fórmulas antigas e endentê-las, talvez seja superá-las... Eles querem prender a atenção do espectador a qualquer custo. E pelo visto é longe dos fatos políticos e sociais...

É Vivi, hoje, ninguém está preocupado em saber quem votou a favor, ou contra a cassação do senador Renan... aliás, foi voto secreto. obs.: e aí, me diz, você acha que vai ganhor o carro da promoção da Ana Maria Braga que você falou? hauhauahuahaua

sobre "os duplos na literatura":

4 comentários:

Vivis disse...

Hahahahahaha!!!
Dan...curti muito! Eu até tentei levar para outro lado, mas dai ia ficar hipócrita demais, pois eu tb vi o últijmo capítulo e quis saber o fim da trama...que coisa...
Acho que se eu tivesse uma irmã gêmea, eu seria a má....hahahahahahahahahaha!!!
Vivi GL

Dan Oberdan Piantino disse...

Pois então! rsrsrs
Eu tenho um irmão gêmeo (revelação bombástica) mas acho que não tem essa história de gêmeo bom, ou gêmeo mau... (tá bom, eu sou o gêmeo mau) :p
Em uma oficina do NDesign, sobre design de moda, a oficineira falou que a novela dita muita tendência no Brasil e esse é um fator de mercado que temos que estar antenados, por bom ou ruim que seja...
Depois me conta como acabou a novela, porque fui ao teatro na sexta e no sábado. (esnobei legal, hauhauhau)
DanPiantino

Anita disse...

TEMOS UM ATOR NO NOSSO BLOG?

Dan Oberdan Piantino disse...

temos um ator? como assim?
Eu fui assistir espetáculos do "Palco Giratório" (evento de circulação nacional promovido pelo SESC).
ok,ok, eu tenho feito oficinas de teatro, pra extravasar minhas tensões e porque é bom demais da conta sô.
[Dan]

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar