terça-feira, 30 de setembro de 2008

ILUSTRAÇÃO MADE IN ESPANHA



Luci Gutièrrez é de Barcelona e tem um currículo bem interessante.
Ao conhecer seu portfólio, me vieram mil referências na cabeça, eu lembrei de várias coisas, me identifiquei e achei uma graça, com pitadas infantis, eróticas, adultas, tudo junto.
Separei algumas ilustrações que ela fez para livros, revistas entre outros, para você perceber como o trabalho dele se adapta ao que se deseja mas a linguagem dela se mantém. É o grande barato da ilustração. Esta é a parte do design gráfico que não precisa, e nem tem como, haver a discussão se as características do designer devem ser explicitas ou não a qualquer projeto.
Achei o traço da Luci moderno, porém retrô. Enxergo seus personagens meio anos 20, uma coisa meio Semana de 22. Nas cores, vejo um toque de anos 90, onde o design gráfico era gráfico e tinha um colorido reduzido a uma pequena paleta decores fortes e primárias, além claro, da criatividade e imaginação que algumas ilustrações nos apresentam.
Outra coisa bacana do seu trabalho são as animações. Clica aqui e veja. É fofinho, simplinho e engraçado. Os comics e rebiscos também são bem legais.
É sempre bom ver trabalhos assim, com conteúdo visual, imagético...
vivis

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

VITRINE MÓVEL





Embalagens foram feitas para transportar, armazenar, conservar e depois, em nossos tempos deconsumo massificado, fazer jabá. Éééé... e depois você não sabe porque fica seduzido dentro de um shopping, e acha super sem graça andar com sacolas sem que as pessoas vejam o que você comprou. É uma questão de status, de certa maneira. Sacolinha de plástico das lojas americanas e de supermercado todo mundo esconde dentro da bolsa, enrola na mão, e não exibe como uma super compra adquirida.
Uma vez, quando eu era pequena, vi uma mulher saindo da loja da Pakalolo (ééé, pakalolo!) com uma sacola de plástico transparente, cheia de bolinhas azuis e outros elementos em amarelo. Achei aquilo lindo! Minha avó, que sempre me levava para passeios fúteis como ir ao shopping, e culturais como ir ao Memorial da América Latina, simplesmente entrou na loja e pediu uma sacola pra mim. Essaé uma história inesquecível na minha vida. Vocês enxergam minhapaixão pela coisa desde cedo? Falar de consumo, publicidade, design gráfico...
E é ai que entra mais uma vez aquilo que sempre digo sobre a importãncia do design em tudo que nos cerca. Você compra uma peça quauqler, de qualquer coisa, e não se dá conta de que aquela sacola, a caixa, o papel que embrulha o produto foi super pensado para agradar você, cliente, usuário. Essa é a graça, a coisa legal de ser design. Nada é feito em vão, eu, pelo menos, não sou movida assim.
Esta embalagem ai de cima é da loja Oxto, que por sinal fechou aqui em Floripa. Era uma loja que revendia marcas streetwear, e tinha muita coisa legal, além de ser toda preta e cheia de sinalizações gráficas. A embalagem, seguindo o mesmo padrão, ganhava um "q" a mais quando um presente era acrescentado a ela, pelo simples fato de ser embrulhado numa caixa junto a um papel de seda. Simples, e nada a mais... e melhor: se você dar uma cara boa a embalagem de seu produto, todo mundo vai querer saber de onde é, o que tem dentro. Épor isso que digo: embalagens são uma vitrine móvel...
vivis

domingo, 28 de setembro de 2008

ELVIS

Páh... tem quem goste, tem quem não goste. Eu gosto, e você?

É sempre um show ver este cara dançando... reparem na cor deste vídeo.

vivis

sábado, 27 de setembro de 2008

SKOL BEATS 2008

foto: Silvio Tanaka
Quem lê este post sem me conhecer vai achar que eu bombo nas baladas, ue estou pode dentro de tuuuuudo que rola na música eletrônica e no geral. Não minha gente... estou aqui na casa do noivo, limpando e-mails e me atualizando, em pleno sábado a noite, e acho essa foto legal ai do Skol Beats, que tá rolando agora. A campanha desse ano achei bem legal, quem não vai as propagandas com a mão amarela beeeeem grandes?! Eu queria uma luca daquela...hahahaha!!!
Bem, eu soube de algumas informações pelo portal do Yahoo. Se tá afim de saber mais, entra lá e confere.
Amanhã é domingo... começando com Gui Borato, que máximo!
Um pouco de música no DESPIROGRÁFICO.
vivis

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PARA ABRIR A MENTE












Ontem eu citei sobre a simplicidade das coisas, certo?! Então... opost hoje também tem um pouco disso, na real, bastante. Para você, que conhece pouco sobre a história do cartaz, não tem problema. Basta viajar na maionese comigo.
Tem coisa mais legal do que a escala cmyc virando uma flor de um jeito super retrô? E a brincadeira entre céu e balões estampados então? Digitais que viram coração, poluição que vira estrelas... tudo isso parece um pouco idéia de criança que vira realidade nas mãos destes designers. Em ordem, o nome deles e/ou de suas agências: Dani Vachon, Lure Design Inc e The Small Stakes.
Como sei que todo mundo afora fazer pesquisa na internet e deixar o tempo voar, conheçam um pouco mais os trabalhos alheios. É inspirador, podemos até trocar idéias.
Gostaria de poder fazer mais cartazes, de parar um pouco para pensar de maneira aprofundada no que sinto, no que sonho, no que penso. Todo mundo tem coisas legais na mente, e a melhor forma de expressar isso é atravez de um lápis, papel, deum mouse e de um monito...não importa o meio, o que vale é se expressar!
Esta foi mais uma super dica de Fabio Puttini.
vivis

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

WFW9400S



Estou começando a procurar eletrodomésticos. Para quem naõ sabe, caso em fevereiro, e preciso finlamnete começar a me antenar nestas coisas de dona de casa.
Mas, neste momento, ser designer conta muito. Eu não vou comprar nada que, além das funções super necessárias, não seja bonito, bacana, com algum toque a mais de tecnologia e aplicação.
A Whirlpool tem nesta lavadora, a WFW9400S, achei o máximo, queria uma pra minha futura casa sem endereço...
O que mais gostei nela é que nela está aplicada o óbvio, que a gente as vezes custa tanto a enxergar quando conceitua alguma coisa: nãoé uma lavadora? Então, vamos usar a gota para dar um realce mais redondo e não deixar com cara de lavadora quadradona, que tem de mooonte por ai. Concorda comigo?!
Além de lavar de tudo, tem 14 ciclos (sei lá, isso deve ser bem bom!), pelo visto não treme e nem faz barulho. Showzinho, né?!
Amor, quero uma....
vivis

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

NA CIDADE DE ALICE

cena da série

site da série

Tudo bem a amiga paulistana, que até nasceu no interior, falar com sotaque carioca. Fiquei brava no iníio mas no fim deu tudo certo.
Pois é, Alice, a nova série da HBO que ocupa o antigo lugar do The Sopranos, estreiou no domingo e só estou postando hoje. Os acontecimentos me impediram, mas, nunca é tardepara se falar de coisas legais.
Eu simplesmente A-D-O-R-E-I a série, com letra maiúscula mesmo. Primeiro que retratar Sampa de uma outra maneira já é o máximo, segundo que o elenco é legal, roteiro, a trama, tudo! As cores das cenas são legais também, e tudo parece meio retrô, meio moderno, tipo Sampa mesmo. O fato da tia dela morar num daqueles prédios antigos e descolados e ser dona de um brechó já diz tudo.
Pra quem não viu, vale apena. Não há um show de figurino, pelo menos por enquanto, e não na Alice. Talvez as amigas "paulistanas" dela, ou os caras que ela transa um monte, que alías, cena de sexo não faltou neste primeiro capítulo, que começou com uma cena super forte, super bem bolada, super super, numa daquelas coberturas que eu adorava ver desde pequena...
Por mim, essa série vai bombar, em tudo!
vivis

terça-feira, 23 de setembro de 2008

OLHO



Você vê desde pequeno, na escola, como é um olho por dentro, e de tudo o que o sistema neurológico faz para que este funcione super bem.
Você, que depende da sua visão para trabalhar, já pensou em como é ficar sem ver? Aliás, já se imaginou ficar de olhos fechados por duas semanas?
Olhos fechados, olhos abertos, é algo tão humano que a gente nem nota o quanto estas funções são significativas para nós. Uma pessoa de olhos abertos vê, analisa, faz seu cérebro pensar, absorve informações. Uma pessoa de olhos fechados pode ver também, mas de outra maneira. Ou pode ficar agoniada por não poder ver, e só escutar.
Você já reparou como é bonito o desenho de um olho? Que nomes mais sutis, viram até nome próprio. Olhos abertos não assustam, olhos fechados podem nos deixar confusos, desesperados.
Ontem o Dan abriu os olhos.
vivis

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

MODA E DESIGN NOS MÓVEIS










Fetiche, luxo, glamour, vintage, estampas, cores, o clássico.
Aiveen Daly faz cadeiras, camas, poltronas e puffs assim, com a cara dos looks do Christian Dior.
Você também enxergou?! Laços, fitas, tecidos super bonitos, flores, tudo se junta em peças de design que tem a cara da moda, a moda de verdade, que prima o bom gosto. Toda vez que falo em integração entre design e moda é isso que quero dizer.
A designer tem uma boa formação, adora usar tecidos únicos em objetos do cotidiano, fazendo peças de característica única. Mais um ponto para Aiveen. Pegar o óbvio e transformar isso em peças contemporâneas, inovadoras e diferentes é o terceiro ponto dela comigo. Acho que todo mundo quer fazer coisas assim na vida, ainda mais na área de design e de moda.
Você curtiu o trabalho? Fica em Londres, no endereço 2 Letchford Gardens, Kensal GreenLondon NW10 6AS. Pati, Bianca, Grazi, passem lá!
Estes móveis são a cara da Catarina...
vivis

terça-feira, 16 de setembro de 2008

VOCÊ VÊ?!

Você se lembra desta imagem e também daquela outra, que víamos Jesus na parde, certo?!
Estes são clássicos que raramente vejo por ai. Lembra dos livros 3D? Adorava ficar olhando fixo pra ver o que enxergava, mesmo que para isso uma baita dor de cabeça viesse depois.
Amanhã o dia está corrido, estou na estrada, a trabalho, e estou aqui, de noitinha, vasculhando minhas coisas e acho esta imagem.

Instrução: olhe fixamente para uma bolinha branca bem apagadinha dentro da bola amarela, por uns 15, 30 segundos. Você decide! Daí, olha para uma parde lisa ao seu redor e pronto! A bandeira do Brasil nas suas cores originais!

Tem mais destas coisas legais por ai? Manda pra mim postar! Adoro... infância forever!

vivis

O ANIMAL PLANET MUDOU!


Ok, se alguém já tinha reparado há tempos me perdoa. Só ontem que percebi, enquanto meu pai e meu irmão assistiam ao canal.
Achei bárbaro! Ficou moderno, jovem e a cara dos animais: se você reparar bem, ele representa vários tamanhos e formas, pode parecer um elefante, uma girafa, um cachorro. Pode representar um grunido, uma latida, o canto de uma ave.
O site também é ótimo, para quem gosta muito, mas muuuito de animais, é o local certo. É bonito, lembra selva, lembra cerrado, e tem uma linguagem super óbvia, nítida.
Eu curti a mudança, e queria que os outros mudassem também. Todos os outros canais Discovery! O Health, o Travel... para tirar aquele ar mais sério, do início deste século.
O Animal Planet também mudou suas manchetes, suas chamadas de programas, lembra um pouco o esquema do People+Arts, bem tipográfico e com o mínimo de cor.
O caminho gráfico da cultura e do conhecimento está aí, as vezes pode até parecer igual para os leigos, mas dá para perceber bem que as coisas estão mudando e para melhor...
vivis

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

COMO MERGULHAR NO LEITE


Teve uma hora que eu estava tão revoltada, tão agoniada, que nem sabia se ia conseguir ver até o fim se piorasse. Mas tudo melhorou...
Mad Max na medida certa, se encaixa perfeitamente na nossa realidade, no nosso tempo. É engraçado como hoje estamos vulneráveis a qualquer doença, tudo parece se tornar calamidade pública.
A direção de arte de "Ensaio sobre a segueira" é perfeita, nos confunde, mas nos faz enxergar no fim! É como mergulhar numa piscina de leite! Não é nada comum! Como a Carol, também quero ler o livro, quero explicações!
Tem uma hora que a preocupação com a imagem é nítida, quando podemos perceber bem quem enxerga ou não. Boa atuação, uma miscelânea de artistas, de séries, de brasileiros, uma única criança.
O mais legal? A cidade é uma mistura de São Paulo com Nova Iorque... já imaginou Sampa com sua sinalização toda em inglês? No início você chega até a pensar que está em Tókio.
Cartaz, cores, a sujeira e a limpeza, um filme mega bem feito, na minha opinião.
Não vou contar mais, vai que você ainda não viu?!
vivis

sábado, 13 de setembro de 2008

"ACADIMIA"...HAHAHAHA!!!!




Se você ainda não viu 15 minutos da MTV tá perdendo. No dia 09/09 o tema foi academia...

15 minutos tem uma estética bem legal, você vê que a intenção do programa na hora: dar muita risada com coisas de meninos...hahahahhaa!!! Tipo, muita gente odeia, muita gente ama! E é ai que tá a graça... eu gosto, e você?!

vivis

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MENSAGENS DE ESTRADA


Você, que viaja muito, ou você mesmo que viaja pouco, costuma ficar irritado quando está atrás de um caminhão, certo?! Ele pode ser bonzinho, porra louca, ou um mala, não interessa, caminhão em pista dupla é ruim mesmo.
Pois bem, ontem, viajando a trabalho, a gente deu de cara com este amigo ai. Me lembro que quando era criança, isso no início dos anos 90, a gente comprava umas balas de hortelã ou cereja, que vinha num saquinho comprido estanpado de pinheiros, se não me engano. O must daquela bala baratinha era ler as mensagens extraídas das traseiras dos caminhões. Divertido, com linguagem e tipografia única, concorda?!
Este ai, além de "abençoado" (como todos eles são), é o "QARA BOY", sacou?! A gnete conclui que é "que cara boy", mas de bad boy?! De menininho mesmo?! Tipo, qual a mensagem? A criatividade de nós, brasileiros, não tem limite. Não se de onde era esta caminhão, mas valeu a pena... qcaraesperto! hahahahaha!!!
Se cuidem no trânsito gente!
vivis

terça-feira, 9 de setembro de 2008

SUSTO!

Hoje, pela primeira vez, levei um susto com um amigo. Nunca tinha passado na vida angústia em relação à um amigo acidentado. Gráças a Deus não é nada, mas a gente sempre fica preocupado, apreeensivo. Dizem que ele está lá, sem falar nada com nada... imaginar o Dan no hospital não é nada bom, mas ele tá bem, e vai ficar bom, e é isso que importa.
Um grito, desespero, me faz lembrar uma das histórias de Sandman... que por sinal, é a cara do Dan. A poesia, a ilustração, a reflexão, o pensamento super aprofundado. É isso que ele gosta de fazer, e vai fazer... o Dan tem projetos bem legais pela frente.
Vê se melhora logo!
Agora, a arte... eu sempre me apóio nela. "O grito" é uma obra que todo mundo conhece, certo?! Mas o que você sente ao ver este quadro?! Te agonia? Te traz felicidade? Tristeza? O que?
Eu gosto das cores, e das duas pessoinhas que aparecem atrás deste ser careca e desesperado...
A gente as vezes nem procura tentar entender as coisas, só vamos atrás disso quando precisamos, quando somos incitados a isso.
Pois bem, hoje é meu dia de grito, e de refletir olhando uma arte que me conforta...

vivis

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

"LADÃO" VINTAGE!

Não é queda, nem lado, nem ladinho, nem pouca coisa. Qualquer coisa vintage que vejo pela frente tenho vontade de abrir um museu, ter tuuudo pra mim! Este é meu "ladão" vintage, para todo o sempre...
Achei estes adesivos, pedaços de papéis dos anos 50 e 60 no site Etsy, que tem várias destas coisas fofas, vintage ou não, relacionadas com papelaria. É beeem legal! Explorem o site que vale a pena!
Estes pacotes aí você compra por $5 cada e pode ter paper packs de vários temas: datas comemorativas, crianças, brincadeiras, jogos, geografia e estudos.
Ai, me dá um?

vivis

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

TIM FRASER BROWN - MANETONE



Manet+pantone dá nisso. E um designer gráfico inteligente e criativo também.
Olha que máximo... na real, acho que eu já tinha pensando, bem lá no fundo, em algo assim. Eua adoro agregar a arte no design, e vice e versa, acho que as duas áreas conversam a beça, mesmo que a universidade queira que a gente não veja isso...
Enfim, Tim mostra em seu site um portfolio pequeno, mas bem legal... parece coisa de quem tem grana e muito tempo para pensar. Sorte a dele, e mais sorte ainda, ele não está no Brasil. Hoje já voltei de novo a pensar na injustiça que nós designers sofremos por aqui... vamos mudar isso gente!
Bem, só sei que me deu uma baita vontade de pegar as obras do Klimt, Kandinsky, Mondrian e Dali e criar uma escala de cores, e descobrir a Pantone também, em toooodas as obras deles.
Isso me fez lembrar de um trabalho que fiz na 3° fase da facul. Peguei estes artistas ai de cima, meus preferidos, e selecionei obras que me dessem monogramas...
vivis

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

SIMPLESMENTE... DESIGN BRASILEIRO











Eu sempre trago o design de produto europeu, certo?! Hoje é dia do Brasil... eu critico, reclamo demais as vezes, e me esqueço de mostrar pra vocês que a gente tb faz coisas muuito boas, pra ver se incentivo você, que quer muito ter sucesso nesta árdua e maravilhosa profissão...

Estas quatro poltronas são de desingers nacionais de âmbito, praticamente, internacional, de tão bons que eles são. Tá todo mundo acostumado aos Irmãos Campana, mas não são só eles não.

Vai ai para você quem fez as respectivas poltronas, disponíveis para compra na Ouvidor.


Poltrona 1: "Hoc", por Sergio Fahrer. De mandeira modelada, é giratória e de aço inox.

Poltrona 2: " Lolla", por André e Guilherme, tem estrutura de madeira, com espuma, revestida em couro e tecido.
Poltrona 3: "Charla", de Sergio Fahrer. De eucalipto certificado (huuum, chique e corretamente ecológico!), madeira e couro.
Poltrona 4: "Yan", de Marcelo Ligiere, de aço e couro.
Viu, viu, viu?! Brasileiros também fazendo um ótimo design, pena que a divulgação seja as vezes assim, ausente, pouquinha, desapercebida...
vivis

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Magic pen - rabiscos de peso

Magic Pen - bubblebox.com

O jogo Magic Pen - feito em tecnologia flash - é tão simples quanto divertido. Nele o jogador precisa desenhar figuras geométricas para fazer com que a bola chegue até a bandeira. É pura física, onde aquilo que desenhamos ganha peso segundo o volume. Acho que o jogo pode ser uma desculpa para pensar sobre como as formas possuem energia. Um traço reto, um ângulo, uma voluta, uma curva, uma tangência, todos os traços variam entre o fluído e o quebrado, o preciso e o caótico etc... aquilo que chamamos de fundamentos da linguagem visual.

Descobri esse jogo no blog sobre ilustração chamado Widoníd Another Hiro. Vale a pena ler o que o Hiro escreveu sobre o jogo na postagem Rabisque uma alavanca que eu movo o mundo. Aliás, vale a pena ver o portfolio do cara - hiro.art.br - ele desenha muito! E o design do site é muito bom.

ilustrações - Hiro Kawahara

voltando ao Magic Pen: desenhar agora é jogo!
danpiantino

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

MAIS LUZ NO SEU BANHEIRO




Para dar mais vida ao seu banheiro, tenha esta base de pia da Neon Metro. O nome do produto é Wall-Mounted Ebb 36in. Se quiser saber mais, entre no site e veja os outros produtos legais da marca.
Bem, começo a segunda meio quieta... se eu tivesse um banheiro assim, coloridão, é capaz que eu estaria num dia melhor hoje... nada como um computador nosso com problemas pra gente ficar tristonho, mas passa, assim que ele voltar.
Tá ai, quantas vezes será que o design é pensado para alegrar, e não somente dar conforto, ser clean, babababá... hoje, pela manhã, estava vendo o no canal Ideal (só tem na TVA) o programa "100 maneiras" para locais de trabalho. Adoro aquele programa! A empresa faz brinquedos, e a galera é muito sem noção, é bem engraçado se não fosse preocupante. Os brinquedos que eles estavam tentando criar era sem noção como eles. Talvez, será, deve ser porque não há designer na equipe... olha só, só fui notar isso agora. A gente aprende na facul a só pensar nas necessidades das pessoas, aqui no Brasil, principalmente, tudo tem de ser barato, bom, ou mais nem tão bom, como a gente sabe, e deve seguir sempre padrões. Por que não temos a liberdade de criar coisas assim, como uma pia, um fogão, bem mais divertido?! A Brastemp já fez, mas vocês já viram o preço?! Dureza...
vivis

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar