sábado, 31 de maio de 2008

MUNARI - na noite escura

Lançado o primeiro livro infantil de Bruno Munari em edição brasileira, pela
Cosac Naif:

"Considerado um marco na história da edição, o livro Na noite escura foi concebido pelo designer italiano Bruno Munari e publicado pela primeira vez em Milão, em 1956, pelo tipógrafo e editor Giuseppe Muggiani".

Segundo noticiado:
"Na noite escura desperta a curiosidade e a admiração de uma vasta gama de leitores, indistintamente, entre crianças, jovens e adultos. Além da história contada, o livro suscita experiências sensoriais proporcionadas pela variedade de recursos gráficos empregada: costura em três cadernos, feitos com três tipos de papéis, e facas de corte em 16 das 54 páginas, efeito que, aliado às ilustrações, é parte fundamental da própria narrativa".

(imagens no site da Cosac Naif)

danpiantino

sexta-feira, 30 de maio de 2008

matemática das marcas

Serviço de inutilidade pública, mas de muita utilidade pros designers que procuram a fórmula mágica (ou matemática) para criar símbolos ou letterings, enfim, marcas:


Interessante perceber em cada imagem um traço ou idéia que acaba sendo reconhecido na marca, se bem que às vezes só a matemática resolve...
(imagens que recebi em por e-mail, de onde são? num sei não).
danpiantino

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Frida Kahlo

"Espetáculo sobre a obra e vida de Frida Kahlo. Com direção de Caco Ciocler, a peça apresenta ao grande público a verdadeira essência da artista numa montagem ousada, moderna e fora do convencional. Baseado nas memórias de seus quadros, cenário e figurinos trazem imagens das obras de Frida".

Ingresso: R$ 40,00 (inteiro), R$ 20,00 (meia).
Local: Teatro Ademir Rosa (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica.
Horário: sábado (dia 31) às 21h e domingo (dia 1/6) às 20h.
Informações.

danpiantino

quarta-feira, 28 de maio de 2008

arte brifada x design

A um certo tempo, tenho percebido uma mudança na maneira como alguns designers tem se colocado diante de seu trabalho e da profissão: os escritórios de design voltam a ser chamados de estúdios de criação. É claro que esses termos dependem muito do tipo de serviço e da constituição do grupo de profissionais. Mas o que chama atenção é que a relação entre o design gráfico e a publicidade tem mudado e, principalmente pelo foco mais artístico (expressivo) que alguns designers tem colocado no trabalho.

Eu achava que essa minha percepção era mera intuição, até que recebi a divulgação da palestra: A Arte Brifada - Um novo caminho para pequenos estúdios de Criação.



Objetivo: Informar os profissionais da área sobre o novo nicho de trabalho no mercado e os novos procedimentos de criação.

A quem se Destina: Profissionais que tem ou pretende abrir um estúdio de criação. Profissionais do mercado publicitário e de design.

Palestrante, Mozart Fernandes:
Designer gráfico e diretor de arte da Vértices design e cenografia onde desenvolve uma obra diferenciada, fora dos padrões massificados pelo mercado. Na área técnica, foi professor de tecnologia e design por sete anos. Especialista em Photoshop, tratamento de imagens, Illustrator e Produção Gráfica. Acesse o site www.vertices.com.br e confira o trabalho.

Conteúdo:
- O mercado de trabalho para os pequenos e médios estúdios de criação
- O novo nicho de mercado
- As mudanças de estutura do estúdio (equipe, contato principalmente)
- A ate brifada x design
- Mudança de postura de mercado
- Cases
- Processo de construção artística voltada para o mercado.
- Fechamento.

Data: 05/06/2008
Horário: 19:30 às 21:00
Local: Rua Joaquim Floriano, 733, 8.º Andar - Itaim Bibi - São Paulo
informações - DRC Conference


Dos designers contratados e 'residentes' dos escritórios de publicidade, passamos aos artísticas gráficos e ilustradores dos estúdios de criação. O título da minha postagem está equivocado, eu sei. Não há oposição entre a arte brifada e o design (sendo que historicamente as artes gráficas eram artes brifadas, antes até do surgimento do design como modelo de prestação de serviço). Penso que depois de superado os períodos de 'neutralidade' e seriedade do design gráfico que buscava se diferenciar das artes e do período de choque com a explosão da computação gráfica, a expressividade das artes gráficas voltam a tona nesse século XXI. O design racionalista só continua servindo para convencer alguns a estudar pouco e focar no retorno financeiro. Se o design volta (se é que saiu) ao campo da arte, é preciso, daqui pra frente, encarar conflitos cada vez mais complexos e transdisciplinares, principalmente no que se refere à história da arte do séc. XX.

danpiantino

segunda-feira, 26 de maio de 2008

ESTOU INDO...


Para meu lugar. Ai, ai... todo mundo sabe, já cansei de falar, mas e dai?! O blog é meu e eu repito que amo minha cidade. Meu amor passa por cima da violência, da poluição, da distinção entre as classes, do trânsito. Coisas, que aliás, não pertencem somente a São Paulo.
Esta imagem é de uma São Paulo de 80, quase 90 anos atrás. Uma São Paulo prestes a passar pelo fervor do modernismo. Uma São Paulo que já tinha uma poluição visual totalmente metropolitana e voraz! Ah, minha São Paulo...
O que gosto muito nessa foto, como designer, é observar a tipografia, primeiramente. Depois, a forma em como a língua portuguesa era escrita, lindamente rebuscada e formal. Sombras, molduras, madeira, ferro. Um ar meio Art Noveau?! Vejo nessa foto o início do nosso consumismo, nas nossas necessidades, que fazem do design hoje umas das atividades mais importantes e menos reconhecidas pela população que existem! Tô certa ou tô errada?
Bem, polêmicas a parte, a questão é que vou ficar um pouco ausente do blog. Como mencionei semana passada, espero trazer muita coisa legal de lá, com minha visão romântica, saudosa e realista que tenho por minha cidade.

vivis

domingo, 25 de maio de 2008

RESPIRAR UM POUCO DE DESIGN...

bichos coloridos
borrachas fofas
máscara de gueixa



eco bag?




bolsa de gatinho




piercing para celular... muuuita fome!




um anel que dá gosto!

vasinho retrô!


pratos que conversam

2 em 1




porta-condimentos

kit para comer muito sushi!

Não faz mal, nem um pouco. Não tem coisa melhor do que ver as novidades que estão por ai, neste mundão ai fora.
Hoje trouxe para vocês novidades diretamente do MOMA... tem coisa melhor?! Um dia eu vou pra lá... estes objetos super de desejo são criações japonesas que o MOMA trouxe. Simplesmente tudo de bom!
Esperam que tenham curtido e bom domingo

vivis

sexta-feira, 23 de maio de 2008

AI MINHA INFÂNCIA...


Então, já avisando três dias antes, estou indo para São Paulo.
Espero trazer coisas legais de lápara o blog! Minha percepção lá muda, minha gente. Não que lá seja melhor do que aqui, mas é diferente. Quando eu era crianças acho que sacava várias coisas que não percebo hoje, porque perdi referências de cidade suuuuper grande. Esta foto ai de cima, para quem não conhece, é do Parque da Turma da Mônica, localizado no Shopping Eldorado, em Sampa. Tenho de admitir que nunca entrei lá, mas eu sei mais ou menos como era. Há uns 12 anos atrás, quando a gente estacionava o carro no subsolo do shopping, podia ver o povo brincando lá dentro. O Shopping Eldorado costumava ser meu shopping-labirinto, cheio de coisas interessantes, produtos importados e baratos, bonecos que cantavam perto do cinema e o parque da Mônica... sem contar as balas importadas que ainda eram sensação na época e a vista MARAVILHOSA do Jockey Club de dia, de noite, a qualquer horas.
Bem, aceito sugestões de locais legais para eu ir, que exitam há menos de 10 anos, período em que me mudei de lá...

vivis

quinta-feira, 22 de maio de 2008

EU FUI, CONFERI E TÔ POSTANDO AQUI!

o povo esperando para começar
o início




o fim

os aplausos ao "Pagador de Promessas"
Gente, legais estas fotos, não?! A peça ontem foi muito legal!
Parabéns ao atores da Cia. de Teatro Vanguarda, aos projetos, pela atuação, diretores, tudo!

vivis

quarta-feira, 21 de maio de 2008

JÁ LOTOU!

A Cia de Teatro Vanguarda vai apresentar hoje seu espetáculo "O pagador de promessa",
encenação do texto de Dias Gomes dirigido por Marcello Trigo e pela minha tia super super Luciene Goldfeder. É muito interessante entrar no site da Cia se você ainda não conhece. Se não der pra ver esse espetáculo, outros virão.
vivis

terça-feira, 20 de maio de 2008

SPEED RACER


A magia dos cinemas de hoje em dia são os efeitos especiais, a ilusão que eles provocam na gente.
Speed Racer é um menino, não o nome do jogo e nem de uma corrida. Eu admito que não conhecia a história, fui ver porque o Edgard queria muito, e eu também, de certa foram. Eu, apaixonada por cor, muuita coisa, fiquei curiosa. Fui meio na cega, achando e não achando nada. O tempo passa e um macaco aparece, todo felizão, posando de mascote. O filme cansa uma hora, mas depois você se empolga, e ele fica dispistando a gente. Os personagens tinham até bem haver com o desenho. Dá uma espiada na imagem, e depois procura cenas do filme. Os principais são beeem semelhantes ao desenho.
Bem, e eu, que adoro video game, curti um monte as pistas, e o figurino então? Uma mistura de anos 50, 60, 80 com uma pitadona do futurismo que a gente imagina antes da virtada do século XXI.
Eu achei o filme interessante, recomendo. Agora, se você tem labirintite, nem vai ver... é suuuper agito!
vivis

sábado, 17 de maio de 2008

ELE TEM TODO O DIREITO DE COMEMORAR!


Afinal, quando eu era criança, a televisão não era isso que a gente vê hoje. Sensacionalismo, concorrência deslavada, tudo vale pra gente, telespectador bobão, ver a baboseira que eles nos submetem a ver.
O que acontece é que amanhã será o milésimo programa do Faustão. Sim, eu já gostei muito de Faustão antes da TV a cabo. Adorava as Olimpíadas, eu e meus primos ficavamos esperando, a família inteira se reunia pra ver. O que acontece hoje, do primeiro ao milésimo programa? O nível das atrações são sacais, assim como aquela chatice de ficar fazendo artista chorar. Sei que a proposta do programa é essa, mas... bem, ainda é melhor que ver Gugu, para mortais sem TV a cabo. Atualmente, o que mais me irrita é a hora da pizza, e mais, as roupas que o Faustão vem usando. Faustão, você era mais chique antes!
Bem, apesar de parecer que eu estou chingando o programa eu não estou. Acho muito bom o programa ter chegado aos mil e ver a Globo querendo se safar da concorrência atingindo a população de um modo geral através de outdoor, com o Faustão sendo compara ao Rei Pelé. E mais, na foto de baixo, vocês podem ver que aqui no meu bairro ele está bem na frente do ponto de ônibus... daqui a pouco é a vez do Fantástico que perde para o Pânico na TV...
vivis

sexta-feira, 16 de maio de 2008

ESPERAR...


Até dia 18 julho já está difícil, e com a mídia bombando então...
vivis

quarta-feira, 14 de maio de 2008

MINHA VIDA...









É revista. E quem me conhece sabe muito bem disso. Fico lembrando de quando eu era pequena eu ganhava todo fim de semana gibis. Ia no Aeroporto de Congonhas com meu pai ver avião e ir na Laselva, ficada facinada com aquele mooonte de revista grossa, cheia de fotos de mulheres com roupas bem lindas, super maquiadas no maior estilo anos 80. É, a lembrança mais legal da minha infância com revistas é essa, e como esta semana estou mergulhada na que trabalho, não consigo pensar em outra coisa.
Estas capas ai de cima são algumas das que amo, e gostaria muito de ter na minha coleção... alguém tem uma pra me vender?!
O quero que vocês precebam com estas capas é a diferença entre elas, a estranheza e a beleza... cada uma com sua época, cada revista seguindo as tendências gráficas e sociais. Adoro!

vivis

segunda-feira, 12 de maio de 2008

CROCS...


Estávamos andando no shopping e nossa, baita susto! A Crocs agora tem versão "Samello"...
Eu confesso que me assustei, uiii!!!
O negócio é o seguinte: da mesma maneira que existem pessoas que odeiam All Star, eu odeio Crocs. Odeio porque o nome é feio e me remete um bicho que eu odeio também!!! E eu acho o design grosseiro. No início achei que era só para crianças, mas depois vi que era grande... que tinha para adulto também.
Bem, na real cada um usa o que quer, e também critica o que quiser e quando puder. Eu acho que a única aposta bonitinha e legal da Crocs é a sapatilha que está na foto...

vivis

domingo, 11 de maio de 2008

semiótica e design - O Pulo do Gato



Semiótica e Design
motiongraphic realizado por João, Caxias, Larusso, Ihor, Lucas, para a disciplina de projeto 3 do curso de Design da UFSC
- autodenominados O Pulo do Gato -


Fui a uma palestra sobre semiótica, uma vez. E não gostei muito do que ouvi. As justificativas dos doutores em semiótica não me convenceu na época. Mas o motiongraphic da turma O Pulo do Gato explica tudo, mentira, mostra tudo! Eles conseguiram mostrar como as palavras e as imagens podem ter seus significados explicitados e isso com um humor muito preciso. Olhem o vídeo para rir e sintam-se desafiados a ler imagens e palavras ao mesmo tempo!

Entre o que se ouve (signo verbal) e o que se vê (signo visual) há uma distância onde os significados se multiplicam. Já não é a palavra que determina a imagem, nem o contrário. Tudo bem que as imagens parecem querer 'dizer de outra forma', mas o que elas mostram, no final das contas, é a distância subversiva da imagem capaz de alterar o significado quando se aproxima de uma semelhança (os bloquinhos de 'lego' parecem dizem 'o projeto da casa'), mas afirma uma diferença (mas são bloquinhos de 'lego' uns em cima dos outros e apenas dizem 'o projeto da casa' sem ser 'o projeto da casa'). Todo esse palavreado é a minha maneira de entender a dinâmica dos SIGNOS (conceito importante na comunicação). Não sou defensor da semiótica e não acho que o conceito de signo e a leitura de imagem só encontram lugar na semiótica, os pós-estruturalista (Foucault, Derrida...) também trabalham com leitura de signos sem fazer semiótica.

O importante é ver que os grafismos sendo usamos com muita precisão e trazendo muito mais informação ao vídeo!

(descobri esse vídeo na postagem SEMIÓTICA APLICADA, de Fernando Galdino, para o blog design.com.br).

danpiantino

sábado, 10 de maio de 2008

FILMÃOOOOOOOOO!!!


Confesso que não rpestei atenção na matemática. Nem em roupa também, porque não dá! O filme vai te levando... e você fica querendo saber como tudo aquilo vai acbar. Quando vai chegando no fim a gente já deduz que... vá ver o filme! hahaha!!!
21 é um filme jovem, com cores diversas, me lembrou no inpico um estilo meio THE O.C. de ser, mas depois achei que estava vendo "11 homens e um segredo". Bem, duas boas comparações, vocês não acham?! E a gente vai observando na abertura do filme, que é bem boa, do que se trata. Depois quando mostra o protagonista na sua vida pacata de estudante do MIT é possível perceber umas sacadas legais de tomada de cena, de objetos... reparem na entrevista dele, e quando ele anda de bicicleta por Boston logo no início.
E quem já viu o filme, concorda comigo?

vivis

brasucas - 2º lugar no WIF

Segundo notícia do portal Coletiva.net, uma equipe de gaúchos (brasucas oras!) ficou em 2º lugar no WIF - Webdesign International festival. A equipe, chamada BOPE (quem se habilita a explicar esse nome infame...), é composta por "Maurício Brentano, estudante do 6° semestre de Sistemas de Informação da Faculdade Dom Bosco (FDB), Alisson Pacheco, Gustavo Finger e Júlio Cesar Correa, da Brivia TI e Comunicação Digital" (ver a ficha deles no sites do WIF).

O concurso foi realizado entre os dias 17 e 19 de abril, na França. "Depois de 24 horas ininterruptas buscando solução para a tarefa 'Como será a comunicação por e-mail em 2020: ela ainda existirá?', o grupo conquistou o troféu, alguns euros e a experiência de compartilhar idéias com desenvolvedores e designers de todo o mundo". (ver matéria completa no Coletiva.net)
projeto The body is the future - equipe BOPE
- 2º lugar no WIF 2008 -


A resposta do BOPE (êta nomizinho... rsrsrs) foi: 'The Body is the Future: an organic interaction in the digital convergence' ('O Corpo é o Futuro: uma interação orgânica na convergência digital'), uma proposta de 'email interativo-orgânico'. Vejam o resultado no site do WIF!!! A proposta é bastante conceitual e para mostrar esse conceito eles fizeram um vídeo (motion design). Só que é um vídeo multimídia, no qual a gente pode 'interagir'.

Vale a pena olhar o resultado dos primeiros e terceiros colocados, na sessão 2008 winners.

projeto Social Hub - equipe Team Torsk (Suécia)
- 1º lugar no WIF 2008 -

O projeto da equipe Team Torsk (da Suécia) é a convergência do MSN + SKYPE + ORKUT + GPS + (aquele jogo de realidade virtual que eu não lembro o nome) assim eu deduzo. O design é muito bacana, dando continuidade ao design (cores, texturas, arredondados, ícones) que já é usado no Windows XP.

ps.: tenho publicado pouco no Despirográfico porque estou na reta final da monografia (é, mais uma vez...), e minhas duas últimas postagens (seguidas e gigantes) foram por crise de abstinência, hehehe. Ai, se a minha orientadora descobre de estou não estou escrevendo a versão preliminar que eu tenho que enviar para ela até hoje de noite!!!

danpiantino

DESPIROGRÁFICO

conectando desde 09/2007

DESPIROGRÁFICO

meu mundo é observar